Planejamento tributário é um dos maiores diferenciais de importações bem-sucedidas. É um esforço indispensável em um país como o Brasil, com alta carga de imposto sobre importados.
Para alcançar redução tributária, o importador deve investir pesado em análise. Deve pesar cada uma das opções disponíveis. Qual seria a melhor? Depende do que vai importar, de onde vai importar, de quem vai importar.
O trabalho pode ser complexo, impondo diversos riscos ao importador que tente fazer por conta própria. Com a assessoria da TRADINGMEX, sua empresa poderá ir muito mais longe.
Redução tributária
Historicamente, o Brasil é um país de tendência protecionista. Por motivos políticos e econômicos, nosso governo impõe obstáculos às importações. Desses obstáculos, os preferidos são os impostos.
Apesar disso, oportunidades de redução tributária e isenção fiscal surgem a todo tempo. É preciso estar atento. O governo pode não gostar de importações, mas sabe que o país precisa delas.
Oportunidades de importação
Em alguns casos, o governo reduz ou zera a alíquota de impostos sobre importações, seja para estimular a produção nacional, seja para suprir alguma escassez. É a chance de importar mais e melhor.
Em outros casos, o governo pode também reduzir a carga tributária sobre importações vindas de seus parceiros comerciais. Mais uma vez, surge a chance de importar mais e com vantagem.
Além dessas oportunidades, o importador precisa nacionalizar a carga nas melhores condições tributárias possíveis. Por exemplo, alguns estados oferecem redução exclusiva em Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS).
Riscos
O planejamento tributário é um trabalho complexo. A tributação no Brasil pode ser confusa. Uma escolha mal feita põe todas as vantagens da importação em risco.
Aproveitar vantagens tributárias pode ser complicado. É preciso lidar com grandes volumes de informação contábil, fiscal, burocrática. Isso exige alta especialização na área.
Toda essa complexidade gera riscos para seus negócios em importações. Nos casos mais suaves, as más escolhas fazem perder vantagens. Nos mais nocivos, elas impõe prejuízos.
Pesam também outros fatores acessórios que influenciam as decisões. Por exemplo, a documentação, a classificação das mercadorias. Para lidar com tudo isso, é preciso mais e mais investimento.
O problema é que sua empresa não foi criada para isso. Como você sabe, importações são um meio, não um fim.
Assessoria em importações
Felizmente, sua empresa não precisa se preocupar com isso: deixa que a TRADINGMEX faz esse trabalho. Somos especialistas. Auxiliamos sua empresa a importar com mais precisão e menos custos.
Contamos com alta experiência na área, localização estratégica e especialidade no setor. Conte conosco para alcançar as melhores condições disponíveis de redução tributária em importações.
Importe com a TRADINGMEX.
(Crédito da imagem: pch.vector / Freepik)